segunda-feira, 6 de maio de 2013

Minotauro: O altruista



Minotauro: O altruista

Sem ao menos conhecer o lutador Antônio Pezão, Minota o ajudou. O gesto altruísta mudou a história da família de Pezão, que hoje chama o Minotauro de “padrinho”. Mesmo treinando na American Top Team, Bigfoot se sente parte da família Team Nogueira. Ele chegou a anunciar que treinaria na Blackzilians, mas pouco tempo depois, após a chegada de Alistair Overeem no time, Pezão anunciou a sua saída, pois na época o “The Reem” enfrentaria Junior Cigano no UFC 146, e com isso, o Pezão não queria treinar com o cara que enfrentaria outro membro da família Team Nogueira.

Falando em Junior Cigano, ele foi mais um lutador ajudado pela lenda. A ajuda ao Cigano não foi tanto pelo lado financeiro, mas Minotauro o ajudou a sair do anonimato. No último treino de sparring que o Cigano fez antes de sua luta contra Fabricio Werdum, ele fez 2 rounds contra o Minotauro e dois rounds contra o Minotouro. Segundo o Cigano, os irmãos Nogueira fizeram ele sentir na pele o que é lutar contra os tops, e assim, trouxeram o Cigano para um novo nível de competição. Nas palavras do Cigano, “ele é como aquele irmão mais velho, que cuida e ajuda”.

Rafael Feijão também não tinha problemas financeiros. Ele treinava jiu jitsu desde os 10 anos de idade e sonhava em ser um grande lutador de MMA. Minotauro foi em Cuiabá assistir uma luta de boxe do Lino Barros e queria dar uma treinada no seu jiu jitsu enquanto estivesse na cidade, e então, perguntou para uma amiga se ela conhecia alguém que treinasse jiu jistu por lá. Ela deu o telefone do Feijão pro Minotauro e eles fizeram um treino sem kimono juntos. Detalhe: Segundo o Feijão, faziam uns 4 anos que o Feijão não sabia o que era ser finalizado e o Minota finalizou ele duas vezes no treino. Mesmo assim, o Mr. Nogueira gostou do que viu, e depois de uma outra oportunidade onde eles treinaram juntos mais quatro dias em São Paulo, Minotauro convidou o Feijão para treinar no Rio de Janeiro, na Team Nogueira. Como o Feijão fazia faculdade e morava em Cuiabá, seu pai não queria permitir que ele viesse ao Rio de Janeiro. Três dias depois, o Minotauro foi em Cuiabá para pedir a permissão do pai do Feijão pra que ele viesse treinar no Rio, garantindo que cuidaria de seu filho. O pedido foi atendido e hoje Feijão luta em alto nível e chegou a ser campeão meio pesado do estinto, Strikeforce.

Outro exemplo clássico é do Anderson Silva, considerado por muitos, o melhor lutador da atualidade. O campeão chegou a desanimar da carreira de lutador e queria se aposentar e abrir um lava jato em Curitiba. Minotauro contou a história para o Sportv.com, dizendo: “Ele disse que estava meio paradão e queria fazer outras coisas, abrir um negócio dele lá em Curitiba e precisava de uns R$ 30 mil. Falei: “Anderson, não desfoca não!”. O Minotauro não emprestou os 30 mil, mas motivou o Anderson a continuar a carreira de lutador e se tornar o grande lutador que é, e atualmente, 30 mil reais são como uma esmola para o campeão.

Angela Côrtes, fisioterapeuta do Minotauro, também é uma grande admiradora da lenda. Cada vitória do Minota são rios de lágrimas para ela e Anderson Silva.

Quem acompanhou o The Ultimate Fighter 8, temporada do reality show do UFC, na qual o Minotauro foi treinador, percebeu que o Minota era um técnico muito preocupado com os seus lutadores. Gostaria de usar as palavras de Riley Kontek, colunista da página Bleacher Report, sobre o desempenho do treinador Minotauro no TUF 8:

“Se há um cara que interveio com problemas e estava constantemente envolvido com as vidas de seus lutadores, Antonio Rodrigo Nogueira é esse cara. (…) Nogueira era como um pai preocupado (…). Ele tentou resolver os problemas dentro da casa e se esforçou para assegurar que seus alunos fariam o melhor trabalho possível.”

É possível que ainda existam outras belas histórias que ainda não conhecemos. Antônio Rodrigo Nogueira é digno de toda admiração que recebe dos fãs. Não só por tudo o que fez em sua carreira, mas também pela pessoa que é. O MMA certamente não seria a mesma coisa sem ele.

Texto originário do site: ImperioMMA

Magapi no Twitter



Nenhum comentário:

Postar um comentário